O que nos faz sentir coceira nos olhos?

Todos já passamos por momentos estressantes de coceira. Por vezes, não há motivo algum: a sensação simplesmente começa e nós não conseguimos parar. E quanto mais coçamos, mais precisamos coçar. Inclusive, alguns indivíduos podem começar a sentir coceira apenas por ler este artigo. O fato é que a ciência não sabe muita coisa sobre a coceira.

A primeira definição para o termo “coceira” veio em 1660, por um médico alemão chamado Samuel Hafenreffer. Samuel escreveu que tal termo se referia a uma sensação que faz com que você tenha vontade de arranhar. Tudo bem, ele acertou em cheio na definição prática… mas disse pouco sobre a relação da coceira com o nosso cérebro.

É praticamente impossível ficar parado quando aquele “comichão” surge do nada.

Mas de onde vem a sensação de coceira? E por que dificilmente conseguimos evitar nos coçar?

O corpo reage a toxinas – por exemplo, liberada por insetos ou plantas – enviando substâncias químicas defensivas, como a histamina, à área irritada. É nesse momento que os sinais de coceira são enviados ao cérebro por terminações nervosas da pele. É o corpo reagindo a uma irritação – que pode ter várias causas. Os médicos ainda não sabem ao certo o motivo, mas a coceira ativa uma região do cérebro relacionada ao prazer, isso causa uma sensação boa, porque funciona como uma recompensa.

Entretanto, coçar os olhos pode levar inúmeras infecções a esta região, e propiciar o aparecimento de doenças como o ceratocone.

Se você sente coceira nos olhos, procure um médico oftalmologista. Ele irá avaliar e tratar a real causa da coceira, evitando problemas futuros.

Fonte parcial: BBC News Brasil