Quem inventou os óculos?

Os óculos de grau estão no rosto de quase todo mundo hoje em dia e tem muita história…

A palavra óculos vem do termo ocularium, como eram chamados os orifícios das armaduras usadas pelos soldados na Antiguidade clássica, para que eles enxergassem.

As primeiras lentes corretivas para a visão surgiram em meados do século I d.C. Há relatos desta época de que Sêneca, um filósofo que viveu entre 4 antes de Cristo e 65 depois de Cristo, leu todos os livros de Roma olhando através de um globo de vidro de água.

Cerca de mil anos depois, conta-se que os monges usavam segmentos de esferas de vidro que podiam ser colocadas contra o material de leitura, a fim de que as letras fossem aumentadas. O que mais tarde seria chamado de lupa, na época foi chamado de “pedra de leitura”. Eles estavam se baseando nas teorias do matemático árabe Alhazen para formularem esta curiosa forma de leitura.

Entretanto, o filósofo grego Aristófanes, que viveu entre 448 antes de Cristo a 380 antes de Cristo, sabia que o vidro poderia ser utilizado como lupa. Os sopradores de vidros venezianos, que aprenderam como produzir vidro para a leitura de pedras, logo depois construíram lentes que podiam ser mantidas em uma estrutura na frente do olho, ao invés de ser colocado diretamente no lugar que se queria ler. Foi feita para ser utilizado num só olho.

Já a ideia de utilizar os dois vidros na mesma hora, numa mesma armação, só surgiu no século XIII. Óculos mais parecidos com os que conhecemos hoje, surgiram em 1270, na Alemanha. Os óculos, com aros de ferro e unidos por rebites, ainda não possuíam hastes fixas.

No século XVII, foram inventados os óculos com suportes nas orelhas. Robert Grosseteste e Roger Bacon criaram os primeiros óculos modernos, mas foi Benjamin Franklin, em 1785, que inventou os primeiros óculos bifocais para enxergar de longe e de perto.

A produção de óculos modernos começou em 1850. Em 1864 Donders, um oftalmologista holandês, estabeleceu o tratamento dos defeitos da visão com óculos de grau.

O uso das lentes para correção da visão foi possível graças às leis da refração de Snellius, formuladas entre 1600 e 1620.

No Brasil, os óculos surgiram no século XVI, trazidos pelos portugueses.

Fonte: https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/quem-inventou-os-oculos.html